Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STJ firma a tese de que é devido o acréscimo de 25% a todas as modalidades de aposentadoria, se comprovada a necessidade de assistência permanente de terceiro

Adicional de 25% deve ser pago a todo aposentado que precise da ajuda permanente de terceiros

Publicado por Bianca Braga Medeiros
há 6 anos

Na data de ontem (22/08/2018), o Superior Tribunal de Justiça, ao julgar recurso repetitivo, firmou o entendimento de que é aplicável o adicional de 25% previsto no artigo 45 da Lei 8.213/1991 aos benefícios de aposentadoria de todas as espécies, caso fique demonstrada a indispensabilidade de auxílio permanente de terceira pessoa para as necessidades básicas diárias do aposentado.

Essa majoração, com expressa previsão legal apenas para a aposentadoria por invalidez (artigo 45, da Lei nº 8.213/1991), agora passa a ser cabível em todas as modalidades de aposentadoria, urbana e rural, especial, por tempo de contribuição, por idade, e não apenas nos casos de invalidez.

Assim, comprovado que o aposentado precisa de ajuda permanente de terceiros, (cuidador ou familiares), faz jus ao acréscimo de 25% em seu benefício de aposentadoria, ainda que essa necessidade tenha surgido em momento posterior à concessão do benefício.

Assim, para o beneficiário com renda mensal de 1 (um) salário mínimo, o valor de seu benefício com o acréscimo será de R$ 1.192,50, inclusive o 13º salário.

Outra informação importante é que a soma do benefício de aposentadoria e do acréscimo de 25% não se limita ao valor do teto previdenciário, podendo ultrapassá-lo.

Acreditamos que o INSS seguirá negando a benesse para os casos de aposentadoria que não tenham sido concedidos por invalidez, baseado nas suas regulamentações internas e na própria lei, que deverá seguir sendo interpretada restritivamente em âmbito administrativo.

Contudo, o aposentado pode, através de advogado, levar seu pedido até o Judiciário, que deverá analisar e conceder o adicional, desde que preenchido o requisito da necessidade de ajuda permanente de terceiros para sua subsistência.

Fonte: STJ, REsp nº 1720805/RJ (2018/0020632-2)

http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/Not%C3%ADcias/Adicional...

Origem da imagem ilustrativa utilizada: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/06/02/foto-de-atendente-ajudando-cadeira...

  • Sobre o autorAdvogada e eterna estudiosa.
  • Publicações10
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1269
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-firma-a-tese-de-que-e-devido-o-acrescimo-de-25-a-todas-as-modalidades-de-aposentadoria-se-comprovada-a-necessidade-de-assistencia-permanente-de-terceiro/616749146

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)